No início da década de 70, após o fechamento do colégio Pequeno Polegar (anexo da Escola Batista Oakes), as professoras Lílian Sílvia Parente Rodrigues e Maria do Rosário de Fátima Melo de Carvalho fundaram uma nova escola baseada nas mesmas propostas do Colégio Pequeno Polegar. E assim nascia a instituição denominada INEC – Instituto Educacional da Criança.
Os sucessos dos resultados comunicaram os propósitos iniciais e o nome INEC foi sendo divulgado pela capital piauiense por ser instituição séria, realmente comprometida com a aprendizagem do aluno e sua formação como cidadão do mundo.
E a escola, que de início atendia só até o 5º ano, passa também a ter segmento de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental, consolidando seu papel frente à educação de uma geração que receberia o terceiro milênio.
Na década de 90, o instituto passa a desenvolver projetos extracurriculares, enriquecendo o trabalho do aluno em diversas áreas.
Em 1997, a escola continua com o nome INEC, mas passa a chamar-se só
Instituto Educacional, já que atende não apenas crianças, mas também o jovem
e o adolescente, oferecendo Ensino Médio completo.
Em 2000, o INEC Educação Infantil, situado na Rua Paissandu, passou para o endereço em frente ao INEC sede, na Ilhota; e recebeu o nome de INEC Mirim.
OBJETIVO
Nosso objetivo é proporcionar ao aluno a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, como elemento de auto-realização, capacitação para o trabalho e o preparo para o exercício consciente da cidadania.
MISSÃO
A missão do INEC é fazer conhecido o Evangelho de Jesus Cristo e formar indivíduos preparados para o exercício da cidadania, neste mundo de constante mutação, onde há uma permanente deformação de valores contribuindo para uma visão sã de Homem e Sociedade. Sem, portanto, pregar nenhuma religião específica, baseando-se somente na Bíblia Sagrada.
FUTURO
O futuro está aí e nós do INEC estamos sempre nos preparando para ele, por isso nossas principais metas são:
- Ensino com alta qualidade – definindo uma meta de ensino que garanta um alto índice de aprovação nos vestibulares das universidades do Piauí e dos demais estados do país.
- Satisfação do aluno – que a escola mantenha-se no nível onde os alunos sintam-se sempre orgulhosos de fazer parte dela.
- Satisfação do professor – mantendo sempre um clima de satisfação entre nossos professores, independente das condições políticas e econômicas do país.
- Comunidade – que a escola ofereça oportunidade de crescimento à comunidade em forma de cursos, atividades culturais e estando pronta para atendê-la quando necessário.